Foto: Henry Milleo – Fotoarena
Com a greve dos Correios, iniciada nesta quarta-feira (11), as postagens de serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje) fora temporariamente suspensas.
A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo.
Com a greve, pequenos e médios e-commerces podem ser afetados com o prazo do envio de seus produtos. De acordo com levantamento da Loja Integrada – plataforma para criação de lojas virtuais focada no micro e pequeno empreendedor online – cerca de 90% dos lojistas virtuais utilizam os Correios como forma principal de frete, seguido por transportadoras (30%) e motoboy (25,7%).
De acordo com Alfredo Soares, diretor de duas das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, a Loja Integrada e a XTECH Commerce o desafio para o lojista é achar um serviço que garanta, além do preço, a qualidade do serviço prestado pelos Correios. “Para não parar as vendas e não prejudicar o seu consumidor que está esperando seu produto uma dica é agir rápido. Comunicar por whatsapp e e-mail sobre a greve e avisar sobre o novo prazo de entrega. Como alternativa para o envio estão as transportadoras e empresas de logística e entregas. Vale lembrar que o lojista precisa ver os custos desses serviços para não sair no prejuízo. Para entregas na mesma região, por exemplo, é possível apostar em fretes ecológicos, como entregas feitas com bicicletas”, finaliza.
O levantamento foi realizado com quase 1 mil lojistas virtuais de todo o país durante os meses abril e maio de 2019. No início de 2019, os Correios confirmaram reajuste de 8,03% no valor dos fretes. A mudança passou a valer em março e impactou lojistas de todo o país.
Para se prevenir e preparar seu e-commerce em casos como este, confira algumas dicas que o especialista listou para os empreendedores criarem um plano de ação:
SUCESSO DO CLIENTE
Dicas para empreendedores
Avise aos clientes dos pedidos recém enviados sobre a greve
Por conta da paralisação, provavelmente os últimos pedidos despachados ficarão aguardando o envio. Escreva aos seus clientes informando sobre a greve e que o prazo de entrega será maior do que o combinado.
Aumente o prazo de entrega
Ainda não existe uma data para o encerramento da greve, então recomendamos que você aumente o prazo de entrega em cerca de 7 dias.
Habilite uma forma alternativa de envio
Temos alternativas que integram outras transportadoras à sua loja, como a Melhor Envio e a Frenet. Ambas oferecem soluções logísticas que vão te ajudar muito neste momento.
Os Correios afirmam que a rede de atendimento está aberta em todo o país e que serviços como “SEDEX e PAC continuam sendo postados e entregues em todos os municípios”. Para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 725 0100.