Depois de Leiria (Portugal) e Lajeado (Rio Grande do Sul), o InfoBranding participa da terceira edição do Congresso Internacional de Marcas/Branding realizado em São Paulo, no Centro Universitário Belas Artes, com o tema Economia Criativa.
Foram três dias de conteúdo, networking e troca de experiências com diversos profissionais e pesquisadores em meio a nove grupos de pesquisa, nove palestras, cinco workshops (um deles ministrado pelo InfoBranding) e dois painéis.
Com o tema central Economia Criativa, o congresso evidenciou a importância do conhecimento e relacionamento para transformar ideias em iniciativas capazes de gerar lucro e valor para as marcas.
Contudo, uma questão pairou por grande parte das palestras e apresentações dentro dos painéis: o propósito de marca e sua importância estratégica, temas já abordados anteriormente aqui no portal e que, inclusive, nos rendeu o privilégio de sermos citados em pelo menos dois artigos apresentados.
Confira aqui alguns artigos já publicados por nossa equipe e que abordam o Propósito de Marca como tema central:
- Pense seu negócio como uma marca
- Branding: alavancando os negócios
- Propósito de marca: um tema atual no branding
- Por que o propósito importa?
- “As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”
- O propósito da marca pessoal
O Congresso contou com Steven Pedigo apresentando “Creative Cities” e
Martha Gabriel com “Branding & Tech Trends” nas palestras magnas, onde pôde ser contextualizada a economia criativa sob a perspectiva destes dois grandes nomes.
Martha Gabriel
Fonte: Branding Congress
O ciclo de palestras contou ainda com Marcos Machado (“Gestão Estratégica das Marcas & Tendência Local”); Lincoln Seragini (“Design e Inovação na era da Economia Criativa”, apresentando a evolução do design de sua fase passiva à abordagem ativa direcionada à inovação: Humanity Design, Business Design, Design Thinking e Design Innovation); Ricardo Guimarães (“A Cura da AIDS Empresarial”, título que evoca uma analogia poderosa entre a evolução que as empresas sofrem desde sua criação até sua fase de maturidade em paralelo a importância que a marca e sua gestão tem nesse processo. Identidade e propósito se emaranham com questões de liderança e posicionamento estratégico, fascinando quem o escutava discorrer sobre a importância das empresas estarem sempre se relacionando com o mercado sem perder a sua essência); Alessandro Saad, que abriu a última manhã do congresso com “Empreendedorismo e Economia Criativa”, abordando não apenas o significado dos termos, como também contextualizou a maneira de consumir hoje vivenciada: a do compartilhamento, a exemplo de empresas que souberam se adaptar, como o UBER, bem como as que não souberam, como a GM e a Blockbuster; e, por fim, Sebastian Goldsack, palestrante internacional do Chile, com o tema “Práticas de Gestão de Marcas” com base na confiança, permitindo com que a platéia ficasse apaixonada pela abordagem diferenciada que trouxe: a compreensão de que sem confiança as economias não se desenvolvem. Segundo sua abordagem, o branding deixa de ser considerado uma estratégia a parte e passa a ser core business.
Marcos Machado
Fonte: Branding Congress
Lincoln Seragini
Fonte: Branding Congress
Ricardo Guimarães
Fonte: Branding Congress
Alessandro Saade
Fonte: Branding Congress
Sebastian Goldsack
Fonte: Branding Congress
InfoBranding: Workshop sobre Design Thinking
No segundo dia do congresso, os fundadores e integrantes do InfoBranding Amanda Higa e Gabriel Meneses apresentaram o workshop “Branding e Design Thinking” ao lado do grande parceiro Marcello Lage.
Os participantes foram convidados a aplicar as etapas do Design Thinking para apresentar soluções acerca de “Como conscientizar sobre a importância do branding”, uma questão enfrentada por muitos profissionais em seu cotidiano.
O desafio da prática com tempo restrito não impediu que os grupos levantassem suas ideias e traçassem linhas de ação que fizessem com que o branding pudesse ser compreendido dentro das organizações e mercado.
Amanda Higa e Gabriel Meneses
Dinâmica em Grupo
Fonte: InfoBranding
Marcello Lage
Fonte: InfoBranding
Ao final do workshop foi disponibilizado o e-book “Gestão de Marcas PME” que você pode baixar aqui!