fbpx

Interbrand Breaktrough Brands 2023

Interbrand apresenta o panorama das marcas mais inovadoras.

Recém-lançada pesquisa da Interbrand destaca marcas emergentes que representam um impacto significativo na cultura e no comportamento do consumidor.

A Breaktrough Branding 2023 tem como objetivo reunir insights que revelam, para nós, profissionais de branding, tendências de mercado que precisamos acompanhar no nosso dia a dia e jamais esquecer o quão fundamental que é conhecer nossas marcas e mercados.

Isso quer dizer entendê-las e trabalhar com uma abordagem holística que considera propósito, valores, identidade e posicionamento distintivo dentro de seus respectivos segmentos, sem jamais esquecer de como suas ações reverberam globalmente.

Vale destacar para você, leitor InfoBranding que, assim como sempre destacamos aqui, a pesquisa da Interbrand elenca algumas questões que simplesmente não podemos esquecer:

  1. O mercado apresenta uma abundância de marcas – neste universo, se destacar é mais do que vital, é um grande desafio;
  2. A tendência identifica a ousadia como uma característica compartilhada entre as marcas de sucesso, sempre baseada em uma visão clara de mundo – seus propósitos.
  3. Além de conhecer seus consumidores as marcas precisam, antes de mais nada, se conhecerem e serem fiéis àquilo que as sustenta.
  4. Articular suas associações de forma estratégica é fundamental para as marcas operarem em uma realidade cada vez mais conectada e plural.

A pesquisa apresenta ainda o conceito de ARENAS, fazendo referência de que as marcas que entram mais significado não se limitam a uma categoria, mas formam verdadeiras categorias a partir delas ao focar nas necessidades mais latentes das pessoas – sejam seus consumidores atuais ou potenciais.

Imagem 1: Principais marcas analisadas pela pesquisa, da famosa OpenAI a marcas de peixe enlatado, como a Fishwife.

Quais foram os critérios para a escolha das marcas?

  • Ter sido fundada nos últimos 7 anos;
  • Gerar receita em seu mercado;
  • Não ser um spin-off de marca existente;
  • Exemplificar um dos princípios de crescimento de marca da Interbrand: ser construída sob uma verdade humana, criar uma excepcional experiência de marca ou apresentar um resultado econômico superior.

Quer saber mais? Visite o site e baixe a pesquisa:
https://bit.ly/Interbrand-Breaktrough-Brands-2023

Agora, uma provocação:

Na sua região, quais marcas você destaca como as mais inovadoras?

Vamos exercitar este olhar e aprimorar nossas percepções de gestores de marca.

Não deixe de comentar e compartilhar seus insights conosco!