Uma nova onda de filmes adolescentes inunda os cinemas. Não é um universo fantasioso de O Senhor dos Anéis ou a mágica Hogwarts (Harry Potter) e nem o triângulo amoroso com vampiros e lobos de Crepúsculo. O tema da moda é brincar com uma realidade paralela contrária da utopia (distopia).
A exemplo de filmes como: Jogos Vorazes, Maze Runner, Divergente, O doador de memórias. Obras que nos fazem refletir sobre outra possibilidade de sociedade, como seria se nossa organização social fosse diferente? Parece que infelizmente algumas coisas não mudam, sempre haverá uma classe dominante.
O tema é interessante, mas quero explorar outro lado: como o Marketing e o Branding aparecem como fator de dominação. Sim, Hollywood pode nos ensinar valores de marca e como vender um produto, não apenas em eventos de divulgação e sim nas histórias dos filmes.
Se você está acompanhando a saga Jogos Vorazes deve ter recebido (ou não) alguma dessas mensagens. A Katniss e sua jornada são muito mais do que um personagem heroico, ela é um símbolo, quase um país/comunidade, uma marca.
Abaixo faço um paralelo do filme com a realidade das marcas.
Se você não assistiu, recomendo os três filmes. Atenção para os spoilers!
Personagem/marca – valores
Símbolo
Assinatura sonora
Branding | Exemplo |
É o som que identifica uma marca. Nem todas ainda têm, mas muitas estão adotando assinaturas que estimulem os outros sentidos além do visual. | Bom: Som da Intel, até o motor barulhento de uma Harley.Mau: O som do caminhão de gás que se torna irritante depois da terceira repetição. |
Gesto – usado para indicar quem faz parte da comunidade ou da ação
Branding | Exemplo |
Gesto é um coisa pouco explorado pelas marcas. Recentemente o gesto dos três dedos foi usado em um protesto na Tailândia. | Bom: irroba do itaú.Mau: A saudação nazista. |
Storytelling
Marketing
Branding | Exemplo |
O branding, o design e a publicidade/marketing têm papel fundamental na construção, comunicação e vendas das marcas. | Bom: Apple que faz um bom mix de produto, design e comunicação, fidelizando os consumidores.Mau: o ovo BIS extra que incitava o bullying. Um produto bom com uma comunicação falha. |
Antagonista/concorrência
Referências
Petrobras vira Petrobrax: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2712200008.htm
Roberto Carlos vende Friboi: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/02/roberto-carlos-sequer-cortou-o-bife-em-anuncio-diz-fernando-meirelles.html
Assinatura sonora da Intel: http://youtu.be/QRLyMjvug1M
Protesto na Tailândia: http://rhetoric.commarts.wisc.edu/?p=169
História da Diletto: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/12/conar-reprova-fantasia-em-historia-da-diletto-e-recomenda-alteracao.html
Ovo Bis incita Bullying: http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/procon-rj-recolhe-ovo-bis-xtra-por-incitar-bullying-12068842
The Body Shop: http://www.thebodyshop.com/content/services/aboutus_company.aspx