Conheça a história de Alessandra Martinelli, dentista apaixonada pela profissão, que a cada atendimento entrega mais do que qualidade e encanta seus pacientes há mais de 25 anos

A Jornada do Branding mostra que gestão de marcas não é algo apenas para grandes empresas ou nichos específicos. Ela pode acontecer independente do porte e segmento de atuação do negócio ou profissional.

Pensar, planejar e colocar em prática estratégias que construam uma marca sólida são características determinantes na trajetória rumo ao sucesso e dependem, sobretudo, da atenção e foco de seu gestor.

De longo prazo, a gestão de uma marca começa junto com a abertura do negócio, quando as primeiras referências sobre ele começam a surgir e perdura durante toda a sua existência, atingindo novos patamares a cada ação implementada.

No caso dos profissionais, a construção de suas marcas começa na escolha da profissão a ser seguida, como é o caso da Dra. Alessandra Martinelli, dentista com mais de 25 anos de experiência, especialista em odontopediatria e ortodontia, com atuação em clínicas particulares e ambiente acadêmico que visitamos para esta Jornada do Branding!

UMA HISTÓRIA DE ENCANTAMENTO 

Alessandra Martinelli vem de uma família de dentistas e, como acontece com muitos profissionais, escolheu sua profissão influenciada por essa realidade. Mas sua atuação e histórico profissional foi marcado por uma abordagem única, pautada na paixão e no carinho, cativando os pacientes e construindo vínculos que transcendem gerações, ou seja, acompanhando mais do que a saúde bucal de seus pacientes, acompanhando suas vidas.

Assim como acontece com muitos profissionais de saúde, Alessandra Martinelli conquistou seus pacientes por indicação, com base no famoso processo de boca-a-boca, que hoje sabemos estar potencializado pelas redes sociais.

Clientes por indicação, além de uma oportunidade, são um verdadeiro desafio. Uma vez que, por terem recebido uma recomendação de um conhecido, chegam ao profissional e/ou sua marca imbuídos de percepções pré-concebidas.

Cabe a essas marcas e profissionais ir além do bom atendimento e criar experiências memoráveis que entreguem mais do que o esperado e causem um impacto tão positivo que transforma cada novo cliente em um advogado da marca, que vai indicá-la e perpetuá-la por sua rede de contatos, dando sequência à jornada do consumidor que, no mundo digital, tem nas recomendações uma etapa fundamental. Para saber mais sobre a Jornada do Consumidor na era digital, acesse este link.

Alessandra sempre se preocupou com a experiência de seu atendimento e, nesses anos de atuação, transformou cada contato com seus pacientes em uma oportunidade de difundir sua marca, reconhecida pelo carinho e paixão profunda pelo que faz.

Guy Kawasaki, conhecido por sua posição de “evangelista-chefe” na Apple e tendo trabalhado lado a lado com Steve Jobs, reforça a importância de fazer os outros acreditarem nas coisas antes mesmo de poderem vê-las. Durante sua atuação na Apple, sua missão era convencer as pessoas a comprar ou investir em algo em que ele acreditava, refletindo a importância de se acreditar para encantar.

Profissionais de saúde, especialmente os que atuam com odontologia, precisam ter a capacidade de envolver seus clientes desde o primeiro contato, passando confiança por meio da sua atuação e fazendo com que seus pacientes acreditem no resultado do tratamento, incentivando-os a colaborar no processo e, sempre de forma ética, apresentando a evolução e os aspectos técnicos envolvidos.

Mas, para isso, é fundamental que os profissionais olhem além do resultado financeiro de sua atuação e o encarem como reflexo de um processo bem articulado e sustentado em um senso de propósito consistente e inspirador, capaz de engajar as pessoas e consolidar uma imagem positiva.

PROPÓSITO E O PODER DA EXPERIÊNCIA 

Alessandra Martinelli contou ao InfoBranding que a inspiração de sua carreira veio desde a sua infância, quando passava férias em Pindorama, interior de São Paulo, na casa de seu tio, que também era dentista.

Ela passava os dias ajudando no dia a dia do consultório, observando cada detalhe e aprendendo o impacto da profissão na vida das pessoas. “Até o cheiro me vem à memória quando lembro daquela época”, diz Alessandra Martinelli mostrando o quanto a memória olfativa é poderosa! “E acredito que as crianças atendidas em meu consultório também terão boas lembranças da clínica”, complementa.

Segundo a Disney Institute, o nariz humano tem cerca de 5 milhões de células receptoras e fica a uma pequena distância do cérebro. Os aromas são armazenados na memória de longo prazo. E isso pode ser utilizado de forma estratégica pelas marcas para promover experiências únicas. No Walt Disney World, por exemplo, os cheiros são utilizados para ajudar a criar memórias mágicas. (Disney Institute, 2011)

Sem dúvidas da carreira que gostaria de seguir, Alessandra mergulhou no universo da odontologia e, além de sua experiência clínica, ainda atuou na área acadêmica em ortodontia por 10 anos para compartilhar e inspirar futuros profissionais.

Seu propósito sempre foi proporcionar qualidade de vida, saúde e bem estar, tanto funcional quanto estético, ajudando as pessoas a serem mais felizes por meio de um sorriso bem cuidado.

E é isso que transborda em seus atendimentos e sustenta a relação que seus pacientes tem com ela e sua clínica. Quem procura a Alessandra, sabe que seu bem-estar estará em primeiro lugar nas mãos de uma profissional qualificada, atualizada e dedicada à profissão.

Hoje, o propósito da Alessandra Martinelli vai além, e permite que ela trace os próximos anos de sua carreira e construa uma marca pessoal alinhada às evoluções tecnológicas e aspirações de uma nova geração de pacientes.

BRANDING PESSOAL

Branding Pessoal nada mais é do que a gestão da marca pessoal. O objetivo principal é criar valor para sua marca pessoal e gerenciar esse valor com competência, fazendo diferença com o seu conteúdo e identificando a sua imagem em todos os seus pontos de contato, ou melhor, em toda a sua rede de relacionamento. A maior parte das decisões de compra se baseia na confiança e no sentimento de conexão, ou das emoções, que as pessoas sentem em relação a determinado produto, serviço ou indivíduo. Gerenciar esse processo exige habilidade do profissional e, por este motivo, o branding é essencial.

A marca pessoal da Alessandra Martinelli é a soma de toda sua história e percepções acerca de sua maneira de atender os clientes e se sustenta em uma abordagem com foco no bem-estar do paciente.

Desde que começou a atuar como dentista sua marca refletiu qualidade, dedicação, paixão, carinho, atualização e foco no resultado, prático e emocional, do tratamento. 

“A função em si me encanta, seja pela estética, o resultado, seja pela gratidão do paciente”, diz Alessandra Martinelli

“Concentre-se no que você faz de melhor. A sua chance está aí”, já dizia Arthur Bender, referência em Personal Branding.

Essa combinação gera percepções que constroem uma imagem única, reconhecida tanto pelos seus pacientes quanto por colegas de profissão e parceiros.

Desde os primeiros anos de atuação, quando trabalhou com seus primos em uma clínica popular, passando pelo mundo acadêmico, até chegar no Centro Odontológico Martinelli & SAAD, consultório particular da família onde atua hoje em dia, Alessandra nunca fez diferença na maneira de atender os pacientes e manteve uma linha de ação coerente ao longo dos anos.

Hoje a dentista vive um momento de foco em sua marca pessoal, com atenção à sua construção e comunicação no cenário digital. Mas, embora como muitos profissionais, tenha a percepção de que está começando do zero, ela já possui o mais importante: os alicerces de sua marca estão consolidados, sua atuação segue um propósito firme e coerente. Ou seja, sua imagem está consolidada e, dia após dia, ela sabe como investir seus recursos para se aprimorar.

Seu próximo passo é organizar uma identidade visual que reflita tudo isso e trabalhar sua presença digital para promover sua imagem nas redes, construindo relacionamento de forma exponencial e conquistando novos clientes com base em estratégias digitais.

O exemplo da Alessandra reforça algo que sempre abordamos nos artigos, eventos, palestras e workshops:

A marca de um negócio é o conjunto das percepções que ele gera nas pessoas, dia após dia, a cada interação em seus diversos pontos de contato. Sua existência não depende apenas de um logotipo, embora a identidade visual seja fundamental para sua identificação e diferenciação diante de outros no mercado. Marca está nas atitudes, expressa visual e verbalmente, a fim de criar essas percepções, construir relacionamento, valorizar e entregar a promessa da marca. Afinal, não adianta ter uma embalagem maravilhosa e não entregar um produto de qualidade.

UM NOVO OLHAR SOBRE O MARKETING DIGITAL

Como falamos anteriormente, grande parte do trabalho da clínica foi feito exclusivamente por meio de indicações – de amigos, pediatras e até colegas de profissão de outras especialidades.

Agora, o momento é de abraçar o digital para alavancar a prospecção de novos clientes e potencializar o processo de indicação boca a boca por meio da gestão de sua presença digital.

Alessandra até confessa uma resistência inicial com relação ao marketing digital, mas hoje percebe sua importância para divulgar os diferenciais de sua marca. Ela é uma das poucas profissionais da região que possui um consultório com equipamentos de ponta e foco na tecnologia. Além de scanners digitais que substituem a modelagem em gesso das arcadas dentárias, sua clínica possui também equipamentos para modelagem 3D de próteses.

Ao longo dos anos, ela e os demais profissionais da clínica focaram num atendimento e resultados de excelência sem a necessidade ou prioridade da divulgação online. No entanto, a percepção passou a ser: “estamos escondendo toda a tecnologia que temos. As pessoas só ficam sabendo ao visitar a clínica. Hoje acredito que é possível fazer diferença e mostrar o quanto estamos investindo em tecnologia, equipamentos, cursos, e passar para os nossos pacientes ainda mais credibilidade e valorização do tratamento realizado”. Segundo a própria dentista: “É como ter uma Ferrari e deixá-la escondida na garagem”.

Legenda: Da esquerda para a direita – equipamento capaz de escanear a arcada dentária em 3d, de maneira digital e sem o uso de moldes ou gesso; impressora de prótese 3D; microscópio endodôntico e equipamento para colocação de pró-pé e manutenção da higiene do ambiente.

Essa situação é muito mais comum do que se pode imaginar. Segundo o portal Saúde Business (2019), ainda há certa resistência na adoção de táticas mais profundas de marketing digital na área da saúde, pois é um segmento que ainda atua muito por meio de comunicação de massa e indicações boca a boca. 

Outros motivos para inicialmente não trabalhar o marketing digital pontuados pela dentista são a falta de habilidade para administrar estas ferramentas e também a resistência da super-exposição pessoal.

Alguns profissionais nutrem este receio da exposição virtual e falta de privacidade. No entanto, esta é uma realidade que pode facilmente ser solucionada mudando o mindset de exposição pessoal para visibilidade profissional, o foco da marca pessoal. E esta administração tanto das ferramentas quanto da estratégia, quando necessário, pode ser feita por profissionais habilitados que transmitam a devida confiança.

O digital é uma realidade. É fundamental para os profissionais administrarem uma presença digital coerente para si e para seus negócios, buscando estar presente nas redes sociais que seus clientes utilizam de forma a interagir e nutrir relacionamentos que se transformem em oportunidades de negócio.

Além de redes sociais, recomenda-se também que as marcas possuam um website próprio, ambiente no qual podem se apresentar de forma customizada, centralizar contatos e, sobretudo, se fazer relevante nos mecanismos de busca, fator fundamental para um negócio ser encontrado na internet.

RELACIONAMENTO ALÉM DO MARKETING 

Branding e marketing vão além de posts bonitos em redes sociais, eles constroem relacionamentos com base na percepção que as pessoas tem  sobre o uso do produto ou serviço oferecido.

Não só na odontologia, o acompanhamento e o atendimento são feitos por pessoas às pessoas, ao ser humano. No caso da doutora Alessandra Martinelli, o vínculo afetivo construído ao longo da carreira sustentou as indicações boca a boca e foi responsável pela prospecção de novos clientes.

Para construir este vínculo não basta apenas estratégias de marketing, é preciso gerenciar cada ponto de contato da marca para transmitir a atenção, preocupação e o cuidado que é passado ao paciente desde a sua chegada à clínica.

“Principalmente por trabalhar com pediatria, é preciso transmitir segurança e confiança tanto para a criança quanto para os pais. Utilizo de desenhos, joguinhos durante o procedimento, pelúcias para ilustrar e até presente pela criança ter se comportado para que seja uma visita prazerosa.”

Trata-se de um esquema que envolve uma visão global da marca:

Esquema ilustrativo: 

Imagem pessoal:

O exemplo da Marca Alessandra Martinelli reflete a realidade de muitos profissionais e empreendedores, que possuem marcas consolidadas mesmo sem saber e que, por isso, deixam de aproveitar oportunidades que uma visão mais estratégica traria.

O marketing digital, nesse contexto, aparece como agente impulsionador da virada de mindset, uma vez que a necessidade de estar presente nas redes sociais faz com que os profissionais e negócios passem por uma autorreflexão que termina por mostrar que eles precisam, na verdade, “organizar a casa” e embalar seu “produto” para apresentá-lo em uma vitrine acessada por milhões de pessoas todos os dias.

Ao refletir sobre seu histórico profissional, sobre o propósito que os motivou a escolher o caminho que seguiram e em cada decisão ao longo do processo, a Marca Pessoal vem à tona e configura-se como ferramenta essencial para entregar valor e expandir a atuação em um cenário cada vez mais conectado.


Alessandra Martinelli é dentista, especialista em Ortodontia e Odontopediatria, com mais de 25 anos de experiência e paixão pela profissão. Atua em clínica particular Centro Odontológico COM Martinelli & Saad e já passou pelo mundo acadêmico, compartilhando conhecimentos e contribuindo para a formação de colegas tão apaixonados pela odontologia quanto ela. Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduada em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO). Credenciada em Técnicas de Alinhadores (Invisalign Doctor, Irok, Clear Aligner), Imersão em Odontologia do Sono e Invisalign Doctor.

 


REFERÊNCIAS

Acreditar para encantar. Portal InfoBranding. Disponível em: <https://www.infobranding.com.br/acreditar-para-encantar/>

BENDER, Arthur. Personal branding: construindo sua marca pessoal. São Paulo: Integrare, 2009. 

DISNEY INSTITUTE. O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar. São Paulo: Saraiva, 2011.

Desmistificando o Marketing Digital para a área da Saúde. Portal Saúde Business, 26 de fevereiro de 2019. Disponível em: <https://saudebusiness.com/mercado/desmistificando-o-markering-digital-para-a-area-da-saude/>.

Author

Write A Comment