fbpx

Lançamento Marketing H2H

Uma nova era no marketing , de pessoas, para pessoas

Prestigiamos o mais recente lançamento de Philip Kotler, “Marketing H2H: a jornada para o Marketing Human to Human”, que aconteceu em São Paulo!

A publicação tem coautoria de Marcos Bedendo, uma das principais referências brasileiras em Marketing e Branding, que conduziu o lançamento na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, com convidados presenciais e, também, conectados de todo o Brasil.

Quem acompanhou teve a oportunidade de conferir palestras de Marcos Bedendo, Philip Kotler e Waldemar Pfoertsch, que trouxeram um panorama do marketing, destacando seus desafios atuais e a evolução em seus modelos até chegar na nova proposta do Marketing H2H.

E como sei que aqui no InfoBranding gostamos de conteúdo descomplicado, separei alguns destaques do lançamento para compartilhar com vocês.

Mas atenção, contém pequenos spoilers para aguçar a curiosidade de ler o livro do começo ao fim, o que recomendamos fortemente para todos os apaixonados por Marketing e Branding.

A noite começou com Waldemar Pfoertsch apresentando a evolução do marketing, da abordagem focada em produtos (1.0), passando para uma abordagem focada nos consumidores (2.0), na sustentabilidade (3.0), na integração do físico com o digital (5.0), pelo boom das tecnologias voltadas para o ser humano (5.0) e pelo marketing imersivo (6.0), somados para uma abordagem mais recente que propõe a cocriação de valor, considerando os consumidores como parte do processo, de forma ética, privilegiando as boas relações e o benefício mútuo – negócios, consumidores e comunidade. Pfoertsch também apresentou o tripé de conceitos que sustenta toda a estratégia de Marketing H2H: dominância de serviços, digitalização e design thinking, um antigo conhecido nosso aqui no InfoBranding cuja abordagem coloca as pessoas no centro do processo do design de soluções, seja em produtos, serviços ou modelos de negócios.

Na sequência, Marcos Bedendo trouxe à luz da discussão a percepção do marketing por parte da sociedade e profissionais de ouras áreas, muitas vezes negativa por conta da abordagem de parte daqueles que o praticam. Mas, de maneira assertiva, Bedendo destacou as melhores práticas do marketing, capazes de agregar valor aos negócios e beneficiar os consumidores no processo de tomada de decisão.

Durante sua fala, ao apresentar a atual “crise do marketing”, Bedendo destacou a necessidade das organizações e profissionais de marketing de trazerem ao centro de sua atuação uma abordagem mais estratégica para, após ampla análise e entendimento de mercado, lançar mão de táticas que coloquem em prática aquilo que ajudará o negócio a alcançar seus objetivos e atender melhor seus consumidores.

Para fechar o evento, Philip Kotler se conecta para compartilhar suas tão aguardadas visões e entendimentos, relacionando diversas perspectivas que consagram a abordagem H2H como a nova era do marketing.

De maneira fascinante, Kotler traz à tona toda a complexidade do cenário atual no qual os negócios operam, relacionando-0se com consumidores mais conectados, informados, esclarecidos e, por consequência, empoderados e ativos no processo de troca que caracteriza o Marketing.

Da evolução do conceito do humanismo, focado no ser humano como o centro das relações, passando pelo capitalismo e pelo entendimento de democracia, Kotler direciona a reflexão sore a importância de se criar valor a partir de pessoas para pessoas, na busca pelo bem comum, ou seja, uma espécie de ideal de equilíbrio capaz de direcionar não só nossa tomada de decisão, como também, nossa capacidade de manter relações frente ao advento de novas tecnologias.

Marketing H2H, um conceito importante, que coroa a evolução do marketing até o momento e que precisa fazer parte do repertório de todo o profissional que vive o desafio de criar valor para suas marcas e consumidores. Vale a leitura!

Não poderia sair do evento sem garantir um exemplar do livro foco do evento, Marketing H2H e, também, da nova edição do livro “Branding: como fazer na prática” de Marcos Bedendo. Ambos contribuindo para a sempre atualizada biblioteca do InfoBranding!

Para saber mais sobre o livro, compartilhamos abaixo a ficha técnica e link para o site da Editora Benvirá, responsável pela publicação:

Kotler, Philip. Marketing H2H: a jornada para o marketing human to human / Philp Kotler Waldemar Pfortsch, Uwe Sponholz e Marcos  Bedendo. São Paulo: Benvirá, 2024.

https://www.editoradodireito.com.br/livro-marketing-h2h-a-jornada-para-o-marketing-human-to-human-springer-nature-customer-service-benvira-9786558104216

E se você não pode participar o evento, não se preocupe! Compartilhamos abaixo o link com todo o conteúdo no canal do Youtube da ESPM: