O sucesso de uma marca está especialmente ligado com as que conseguem criar vínculos emocionais com seus clientes e por que não fãs; que oferecem confiança e encantamento e assim, recebem fidelização.
As marcas conquistam e reagem em paralelo com a paixão e entusiasmo de seus líderes. O líder de uma organização é fundamental neste papel de encantamento, pois dá atenção ao cliente, oferece valor genuíno, apóia valores permanentes tornando-os fidelizados.
E sabe quais as características do líder que os seguidores admiram?
Estudos realizados com mais de 20.000 pessoas nos quatro continentes por Kouzes e Posner, há mais de vinte anos já demonstravam que são quatro, as principais regras básicas da liderança exemplar, que resulta num quesito maior – a credibilidade. Conforme ilustração 1, o primeiro valor com 88% das opções marcadas pelos entrevistados é a honestidade, o segundo valor com 75% é antecipação dos acontecimentos; o terceiro é ser inspirador e o quarto é a competência.
Ilustração 1:
Principais valores (traços ou características pessoais) dos líderes admirados em porcentagem de opções
O que é fidelização?
A resposta é simples: é aquilo (a diferenciação) que acontece quando o cliente não tem interesse em ir a outra loja ou procurar por outra marca – ele é fiel e pronto! Se não tem, não compra, nem se interesse em conhecer e muito menos experimentar outra opção. É o sentimento que faz o cliente não pensar na possibilidade de tentar outra marca.
Aparentemente Steve Jobs, já conhecia algumas teorias de liderança exemplar e os principais valores dos líderes admirados. Grosso modo, era mundialmente líder em dois valores: 1) antecipar acontecimentos e 2) ser inspirador: “pois não queria somente vencer a concorrência no ramo dos computadores pessoais, mas sim, mudar uma sociedade, criar uma nova perspectiva de vida para uma nova geração que estava por vir” (Mundo das Marcas, 2011)
E assim se fez, recente pesquisa realizada com dois mil usuários do iPhone, pela SIM Only Contracts (2014), constatou que 60% dos entrevistados admitiram uma “lealdade cega” a Apple e que adquiriam um novo lançamento da marca sem ao menos considerar modelos concorrentes. Isto é fidelização, uma verdadeira catequese e a conquista efetiva do cliente pela marca. Para se ter uma ideia desta fidelização, 78% dos entrevistados “alegaram que não imaginariam ter outro smartphone […]”. Em síntese o resultado da pesquisa demonstra a confiança e a ligação que estes clientes têm com a Empresa Apple.
Na obra Do something (2002), Dennis Duffy já afirmava que fidelizar é otimizar a relação; é gerar um impacto muito positivo para sua marca; é gerenciar clientes e não produtos. Clientes fiéis tendem a ser mais conscientes dos benefícios indiretos que a marca oferece.
Outra marca que fidelizou as mulheres da geração Y (nascidas entre 1980 e 2000) segundo pesquisa do Goldman Sachs e da revista Teen Vogue (2013) é a Forever 21 constatando que 97,2% desta geração conhecem bem essa marca, e que 80,5% se sente bem usando-a e 83,1% gostam de conversar sobre ela.
E esta é a finalidade de uma empresa, captar, conquistar e manter clientes, de preferência fiéis ou evangelistas. Segundo o livro Buzzmarketing (2006) um tanto de características são típicas dos clientes evangelistas, tais como: compram e acreditam fielmente no produto ou serviço; são leais, apaixonados e recomendam a marca em sua rede de contatos; fornecem feedbacks ou realizam elogios não requisitados e até perdoam as falhas ocasionais no serviço e na qualidade.
Neste contexto, os clientes são os recursos mais importantes de uma empresa e devem ser gerenciados para a maximização de resultados. Destaca-se a empresa que formar o melhor valor agregado, oferecer confiança e credibilidade.
Ser única, encantadora…
“O encantamento pode ocorrer nos vilarejos, nas lojas, nos revendedores, nos escritórios, na administração e na Internet. Causa uma mudança voluntária nos corações e nas mentes e, com isso, nas ações. Vai muito além de manipular as pessoas para conseguir alcançar os seus objetivos. O encantamento transforma situações em relacionamentos. Converte hostilidade em civilidade. Reforma a civilidade em afinidade. Transforma céticos e cínicos em adeptos.” (KAWASAKI, 2011)
Em síntese, as marcas querem e precisam ser amadas e seguidas; algumas provam o quanto são boas; mas poucas estabelecem, efetivamente, um relacionamento fiel e duradouro com seus clientes; um tipo de amor eterno que mantém os concorrentes invisíveis a lealdade cega de seus clientes evangelistas.
Que seja eterno enquanto dure!
REFERÊNCIAS
CAMPI, Monica. 60% dos usuários de iPhone admitem “lealdade cega” à Apple. Exame Info, 12 fev.2014. Disponível em
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2014/02/60-dos-usuarios-de-iphone-admitem-lealdade-cega-a-apple.shtml Acesso em fev.2014.
DUFFY, Dennis L. Do something: guia prático para fidelização de clientes. Tradução Frank Edwin Duuvoort. São Paulo : Pearson, 2002.
PORTUGAL, Mirela. As marcas preferidas das mulheres da geração Y : pesquisa do Goldman Sachs e da revista Teen Vogue aponta as queridinhas das consumidoras millenials. Exame.Com, 3 out.2013. Disponível em http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/as-50-marcas-preferidas-das-mulheres-da-geracao-y Acesso em fev.2014
KAWASAKI, Guy. Encantamento : a arte de modificar corações, mentes e ações. Rio de Janeiro : Alta Books, 2011.
KOUZES, James M. ; POSNER, Barry Z. O desafio da liderança. Rio de Janeiro : Campus, 2009.
MCCONNELL, Ben; HUBA, Jackie. Buzzmarketing : criando clientes evangelistas. São Paulo: Makron Books, 2006
MUNDO DAS MARCAS. Apple. Disponível em http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/apple-think-different.html Acesso em jan.2014.
12 respostas
Muito interessante a discussão deste artigo pois sou cliente evangelista de uma marca e não conhecia esta expressão. Irei me especializar em Direito Marcário e hoje posso dizer que aprendi mais uma expressão contemporânea. Parabéns
Mirtes, o cliente evangelista é o fã da marca. Ele produz uma propaganda eficaz e praticamente sem custo – gratuita, mas com muita emoção, fidelidade e paixão.
Excelente texto. Mostra que a busca pela satisfação do cliente é o diferencial entre as empresas líderes de mercado. A fidelização e o lucro são consequências dessa política. Parabéns.
Mauricio, excelente – Francis Bacon já dizia ” não se aprende bem, senão pela experiência”.
CREDIBILIDADE é fruto de um trabalho que busca a excelência. Adorei o artigo: PARABÉNS!
É isso mesmo “mais do que ser inovador é ter credibilidade e visão do negócio”
Texto muito bom, é um grande desafio hoje em dia para as marcas terem pessoas trabalhando por elas!
Diogo, com certeza – “não basta ter uma marca; é preciso ser marca o tempo todo”.
Gostei muito do site Infobranding.; Vocês são de uma competência magistral. A organização do site é ótima e os artigos excelentes. Parabéns Leila Rabello, este artigo é uma delícia de se ler.
Jean, agradeço o comentário e nós do InfoBranding acreditamos que “o segredo do sucesso é a constância do propósito”. Abraço
Olá Leila, gostamos muito de suas idéias, eu e alguns amigos cursamos Design de Moda; seria de seu interesse apresentá-lo como Palestra em uma Faculdade aqui em Porto Alegre/RS? Se sim, poderia me enviar os seus contatos.
Cordialmente.
Vicky
Olá Vicky, que bacana que você lê e curte o InfoBranding. Nossa missão é o compartilhamento e a troca de ideias sobre branding e áreas afins de maneira descomplicada e colaborativa. Bem, enviei um email para você e seguimos em contato.