Para entender como o LinkedIn pode ajudar a marca pessoal de um profissional, analisei as estratégias de Personal Branding dos brasileiros eleitos Top Voices LinkedIn em 2019 em estudo feito para monografia de conclusão do MBA de Marketing da USP/Esalq.

Nesse processo, foram realizadas entrevistas com quinze dos vinte e cinco nomeados. Além disso, o estudo contou com análise do perfil na rede social dessas pessoas e todas as informações colhidas foram divididas em três pilares principais, são eles: identidade, imagem e valor de marca. 

Para já dar um spoiler do que vem por aí, um ponto foi comprovado: estar ativo no LinkedIn é extremamente positivo para um profissional, mas só isso não necessariamente será suficiente para você atingir seus objetivos.

SUA MARCA PESSOAL JÁ EXISTE

Independente do que já faz conscientemente ou não, sua marca pessoal já existe, sabe por quê? Em todos os meios que você está presente, as pessoas já possuem uma percepção de quem é você, do que deseja, da confiança que sentem, se você é uma referência ou não e em qual assunto.

Por isso, segundo Arthur Bender, Personal Branding é a gestão da sua marca pessoal, ou seja, é você construir, de forma estratégica como quer ser reconhecido. Sem essa estratégia estruturada por trás, você pode estar passando uma mensagem que não está alinhada aos seus objetivos. 

No estudo ficou evidente que os Top Voices que têm maior clareza dos seus objetivos, ainda que não tenham uma estratégia estruturada por trás, conseguiram aproveitar muito mais as oportunidades que o título trouxe. O motivo é justamente o fato de conseguirem transmitir para a audiência deles, com mais consistência, o que almejam na vida profissional.

Dessa forma, fica clara a importância de trabalhar as estratégias para ter uma marca pessoal a seu favor e que impulsione a conquistas dos seus objetivos. Contudo é preciso conhecer a base da estratégia, pois é isso que impulsionará suas conquistas e te ajudará a atrair oportunidades relevantes para você.

A BASE DE UMA BOA ESTRATÉGIA

Para realizar o estudo e compreender as estratégias de marca pessoal, foram colhidas informações que compõem os três pilares principais, extraídos e agrupados a partir do livro Personal branding: Construindo sua marca pessoal, de Arthur Bender.

1. Identidade de Marca: saiba quem você é e o que você quer

Esse é o primeiro pilar e considero como o mais importante. Formado pelo autoconhecimento, clareza dos objetivos e propósito de um profissional, esses elementos compõem o DNA da marca. 

Durante o estudo ficou evidente o quanto ter esse pilar fortalecido pode impactar os demais. Conhecer o que em você constitui esses elementos torna sua estratégia muito mais consistente e assertiva, principalmente porque as suas escolhas, o que você transmite e oportunidades que busca, tendem a estarem alinhadas ao seu propósito de vida.

2. Imagem de Marca: entenda a percepção dos outros sobre você

Nesse pilar o objetivo é diminuir a dissonância entre o que você é e como os outros veem. Por isso, no estudo foi avaliado a clareza do profissional sobre como as pessoas o vêem e como essa pessoa realiza o planejamento estratégico de sua marca pessoal.

Acredito que a principal contribuição deste pilar na estratégia é colher respostas de quem está a sua volta sobre o seu posicionamento. É como ter um termômetro se as suas ações estão indo a favor ou não do que você quer construir para si e ter uma plano de ação montando para progredir em suas conquistas.

3. Valor de Marca: como potencializar sua estratégia para crescer

São todos os movimentos táticos que podem impulsionar a carreira do profissional. Para isso, considerou-se a autoridade em determinado assunto, o diferencial dentro do segmento que atua e a importância do networking no fortalecimento da marca pessoal.

É interessante compreender que esse pilar é extremamente estratégico, por isso saber usar os elementos a seu favor fará toda a diferença. Não é fácil encontrar o seu diferencial, visto que ele também tem que atender demandas do mercado, nem é fácil ter relacionamentos e parcerias que somem ao que você almeja. Por isso, ter os outros pilares fortalecidos e reforçar sua autoridade é essencial para trazer maior credibilidade e consistência aos outros elementos desse pilar.

LINKEDIN É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE

Ao construir a sua identidade de marca e entender com clareza seus objetivos, você terá os insumos para construir o seu planejamento estratégico de carreira. Nele é importante considerar que todas as ações que você irá tomar estejam alinhadas com seu objetivo final, com o seu propósito.

Para isso, avalie quem são as pessoas que você quer se comunicar, quem são as pessoas referência no seu segmento e que já alcançaram o que você almeja, quais experiências você quer viver, quais conhecimentos são importantes obter, quais as tendências do seu mercado…Enfim, aqui há uma enorme variedade de pontos a serem compreendidos.

Nesse momento você pode estar se perguntando o que o Linkedin tem a ver com isso, né? Reflita comigo, em qual outro lugar você consegue obter esse tipo de informação de pessoas que você nem mesmo conhece e ainda se conectar com elas? É por isso que o Linkedin pode te ajudar tanto a conquistar seus objetivos, se você usá-lo de forma estratégica.

Por isso, aproveite esse espaço para se conectar com pessoas, para aprender com quem já passou pelo caminho que você deseja trilhar, e aqui não estou falando de necessariamente conversar com essa pessoa, mas de acompanhar as postagens e entrar no perfil dela e entender o que ela já fez na vida, entre em grupos para discutir assuntos da sua área e entender como pensam os profissionais que atuam no seu segmento e compartilhe o que você faz, qual seu sonho, onde quer chegar para que outras pessoas te ajudem na sua trajetória.

Estar ativo no Linkedin é uma forma de reforçar diariamente para a sua rede quem é você, o que você faz e qual o seu sonho. Por isso é tão importante estar ativo na rede, se você já souber fazer isso de forma relevante e estratégica melhor ainda! Se não, tome consciência do que precisa para ser mais assertivo enquanto dá os primeiros passos na rede, não adie para depois porque oportunidades podem surgir.

ASSUMA O PROTAGONISMO

O primeiro passo de todos é entender o que você quer, qual seu objetivo e propósito de vida. Com isso claro, o segundo passo é compreender seus pontos fortes e aqueles que você precisa desenvolver para atingir o que deseja.

Não é fácil dar esses primeiros passos, mas com certeza é preciso AGIR! Se você já tem consciência deles, o que você está fazendo para atingir o que almeja? Se você ainda não tem, o que está fazendo para descobrir? Ficar parado é o que não dá! Experimente, busque, converse com outras pessoas, vá atrás do seu autoconhecimento e assuma as rédeas da sua carreira.

Personal Brading tem como objetivo final te ajudar a se diferenciar e se destacar no mercado de trabalho, mas para isso é preciso assumir o comando da sua carreira.


Amanda Peconick: Publicitária e Especialista em Marketing, com aproximadamente 10 anos de atuação e experiência em diferentes estratégias de Marketing Digital. Tenho como missão ajudar as pessoas a criarem as oportunidades que almejam ao ajudá-las a impulsionar seu desenvolvimento.

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