O Magazine Luiza é conhecido por possuir uma relação bastante estreita com seus clientes, sendo eles externos ou internos. Sua história de empreendedorismo, determinação e criatividade é inspiração para tantos outros empreendedores no Brasil. Sua forte marca e cultura permite criar uma relação de confiança entre colaboradores e clientes. Com esses elementos foi possível despertar o interesse por essa marca e história tão exemplar na sociedade brasileira. Aparentemente é uma história conhecida por muitos pesquisadores, mas se fez necessário aprofundar na cultura e marca da organização, que apesar de ser quase de senso comum da população e de pesquisadores, é importante referenciar esta organização como exemplo de cultura e marca percebida e reconhecida pelas pessoas, e por muitas vezes defendida. A partir do objetivo de entender como a cultura e marca organizacional do Magazine Luiza foram fundamentais para a sustentabilidade da empresa, neste projeto foi necessário a realização de pesquisa bibliográfica, buscando embasamento teórico em autores como Keller, Kotler e Schein, referências em branding, marketing e cultura. Além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma entrevista com a empresária Luiza Helena Trajano, onde ela apresenta informações essenciais para se refletir a respeito importância da marca e da cultura organizacional no fortalecimento da organização.
“O propósito da empresa é mesmo, a marca é a consequência das escolhas” afirma Luiza Helena.
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