Na 27ª edição do prêmio Folha Top of Mind, as marcas vencedoras da categoria Top do Top (as mais lembradas pelo consumidor) foram Omo (7%), Coca-Cola (4%), Nike (4%) e Samsung (4%), que liderou também as categorias Inovação, Aparelho de TV e Smartphone & Tablet.
Confira o resultado das 63 categorias com base na pesquisa do Datafolha com 7.344 consumidores, a partir de 16 anos, em 220 municípios:

Samsung
Segundo Andréa Mello, diretora de marketing corporativo e de “consumer electronics” da Samsung Brasil, os resultados devem-se aos esforços por “inovações com impacto transformador” na vida das pessoas; além do patrocínio a Tite (técnico da seleção de futebol, agora estrela de campanhas da empresa), segundo a Folha.
Coca-Cola
Para Javier Rodriguez, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil, a lembrança deve ser cuidadosamente reforçada: “É como um relacionamento: construção de afinidade, entendimento do outro”.
Omo
O slogan “Se sujar faz bem” reflete a construção de intimidade projetada nos pequenos. Ou melhor: no pouco tempo que eles brincam ao ar livre. Segundo a Folha, estudo citado pela marca mostra que a maioria das crianças passa uma hora ou menos por dia fora de ambientes fechados. É um período menor “do que o de um presidiário”, indica o trabalho.
“Toda criança tem o direito de se sujar e de brincar livremente”, reforça Yasmine Antacli, gerente de marketing de Omo. “Mais importantes do que o brinquedo são a brincadeira e o aprendizado”, diz.
Nike
A marca escolheu falar a língua de uma paixão nacional: o futebol. “Não só enaltecer o esporte, mas chegar junto dos que vivem a pelada, a resenha”, descreve Felix Ximenes, diretor de comunicação da multinacional norte-americana no Brasil.
Saiba mais: Folha Top of Mind 2017