Outro dia, estava passando no Shopping Market Place e me surpreendi com a vitrine da Drogaria Iguatemi. Geralmente, as vitrines desses estabelecimentos mostram vários produtos cosméticos, destacando aqueles para mulheres e mais caros. As empresas pagam para ter esse destaque com a finalidade de alavancar as vendas por impulso. Lembra daquelas campanhas com imagens impactantes da Vichy? Eu achava o máximo! A propaganda dizia que eu ‘realmente precisava’ comprar aqueles produtos.
A vitrine da Drogaria Iguatemi não tinha imagem de nenhuma modelo, mas era igualmente chamativa, dando destaque apenas para os produtos. Mostrava duas linhas que pareciam caras: uma para homens e outras para mulheres. A minha surpresa foi quando cheguei mais perto e vi que eram da Dove (veja as imagens abaixo).
A Dove é conhecida por ser popular (vendida nos supermercados e varejistas), mas nem tanto (um sabonete Dove custa o dobro de um Lux – as duas são marcas da Unilever). O diferencial de seus produtos é conter 1/4 de creme hidratante e seus comerciais mostram a beleza de pessoas comuns (Real Beleza). A linha começou com os sabonetes em barra, depois com sabonetes líquidos, tratamento para cabelos, desodorantes e também se estendeu para a linha masculina (com comunicação descontraída e um visual mais sóbrio).
Agora Dove lança a linha DermaSeries, que a primeira vista pensei que fosse anti-idade, mas é para peles extremamente secas e delicadas. Então se você não conseguir hidratar sua pele com o Dove, vai ter que gastar um pouco mais com a linha premium. Para comparar: um sabonete Dove custa 10% de um Dove DermaSeries.
E também foi lançada um linha de barbear, Expert Shave, para acompanhar o homem moderno, cada vez mais vaidoso (o brasileiro representa 12% das vendas mundiais de cosméticos, segundo o Euromonitor). Resta saber se os homens estão preparados para gastar minutinhos da rotina corrida com os três passos: o pré-barba, o barbear e o pós-barba.
Não há dúvida de que a empresa quer expandir seu mercado: alcançar um público mais sofisticado com embalagens e comunicação elegantes e também testar se seu consumidor está disposto a pagar mais por + Dove. E será que vai conseguir?
Referências
http://www.dove.com.br/pt/Produtos
http://www.negocioestetica.com.br/tag/vaidade-masculina/