A marca tem um papel forte para os negócios, ela ajuda no processo de decisão na escolha de um determinado produto ou empresa. Com a globalização, e um mercado sem fronteiras, a concorrência é super acirrada e a presença de produtos iguais é sempre maior, o que comprova que a diferenciação da marca é superior em valor àquele mercado alvo bem definido.
Como afirma Philip Kotler “Branding é muito mais do que dar nome a uma oferta. Branding é fazer certa promessa aos clientes sobre como viver uma experiência a um nível de desempenho completos. Assim, Branding requer que todos os participantes da cadeia de suprimento – do desenvolvimento do produto à fabricação, de marketing à venda e à distribuição – trabalhem para cumprir essa promessa”.
A gestão da marca começa com o seu propósito, ou seja, quando ela nasce. A integridade da marca é a promessa de valor da empresa e a chave para conquistar a confiança dos clientes. Entender a importância dessa essência é o que define sua diferenciação e identidade no mercado, oferecendo algo de relevante no intuito de atender às necessidades e desejos do seu público alvo.
Reputação da marca é seu grande valor no mercado. Marcas são conjuntos de associações vinculadas a um nome ou símbolo associado a um produto ou serviço. As associações podem ser positivas ou negativas, e tudo pode receber marca, mesmo água, cidades e pessoas. Como resultado, as marcas são de suma importância; uma marca com associações negativas prejudicará uma empresa e outra com associações positivas ajudará. Finalmente, as marcas são construídas por pessoas que acreditam apaixonadamente nelas e os construtores de marcas entendem e acreditam no poder de suas marcas. Se o gestor do negócio enxergar sua marca com esta paixão, vai entender que a gestão de marcas é um valioso investimento.
Sendo assim, a marca torna-se a plataforma completa para planejar, desenhar e entregar valor superior aos clientes. Não há dúvidas de que a marca facilita o crescimento da empresa. Desenvolver o nome e a identidade visual é o ponto de partida, porém gerenciar a sua integridade, ou melhor, a sua essência de maneira contínua é um trabalho árduo, mas fundamental para mantê-la forte no mercado. Quando a marca se torna realmente forte, caracteriza-se por uma palavra ou frase que o mercado-alvo passa a reconhecer como valor, aí sim sua integridade é reconhecida e sua promessa cumprida.
Construir uma marca única é um desafio. Determinar o posicionamento correto, otimizar o design e gerenciar o significado da marca no decorrer do tempo e simultaneamente, desenvolver e executar as iniciativas administrativas que proporcionem lucro – é uma tarefa árdua e permanente.
De fato, a gestão da marca é estratégica e saber desenvolver ações que façam diferença na mente do consumidor e que inspire as pessoas é o grande desafio.
Quer saber mais sobre O Desafio do Branding na Gestão dos Negócios? Esse é o tema da minha palestra no próximo evento do InfoBranding em São José dos Campos: “Branding- Estratégia para Alavancar Negócios” que acontece no dia 25 de maio no auditório da ETEP. Para mais informações acesse: https://www.infobranding.com.br/branding-estrategia-para-alavancar-negocios/