O papel da liderança na gestão da marca

A liderança desempenha um papel relevante na gestão da marca. A marca é muito mais do que apenas um logotipo ou um nome; é a representação da identidade e valores de uma organização. Líderes desempenham um papel fundamental em comunicar, inspirar e manter a integridade da marca. Vejamos alguns fatores:

Visão e os valores da marca: Os líderes são responsáveis por comunicar claramente a visão e os valores da marca. Definir a direção estratégica e a identidade da marca, determinar caminho a ser seguido norteado pelo que a marca representa e como deve ser percebida pelo público.

Comunicação eficaz: Os líderes desempenham um papel central na comunicação da mensagem da marca para funcionários, clientes, parceiros e outros stakeholders. Garantir que a mensagem da marca seja consistente e alinhada com a visão e os valores da empresa.

Cultura organizacional: A liderança influencia diretamente a cultura da empresa, que, por sua vez, desempenha um papel significativo na gestão da marca. Uma cultura que valoriza os princípios da marca e incentiva os funcionários a agirem de acordo com esses princípios apoia no fortalecimento da marca.
Tomada de decisões alinhadas com a marca: Os líderes devem tomar decisões alinhadas com a marca da empresa, incluindo decisões estratégicas, entrada em novos mercados, saída do mercado que deixou de representar ou que fragiliza a marca e na escolha de parceiros de negócios e a no estímulo de criatividade e inovação de produtos ou serviços.

Responsabilidade pela reputação da marca: A liderança é embaixadora da marca. Responsável por proteger a reputação da marca. Significa que a liderança deva agir com responsabilidade e ética, bem como tomar medidas preventivas ou corretivas que preservem a imagem da empresa e reputação da marca.

Inspiração e engajamento dos funcionários: Líderes que inspiram e envolvem seus funcionários têm mais probabilidade de obter resultados melhores por meio da equipe de trabalho comprometida e alinhada com a marca. Funcionários engajados são embaixadores naturais da marca.

Adaptação à mudança: O mercado, cenário político e econômico estão em constante mudança e impactam diretamente as organizações. O desempenho da marca poderá ser afetado cabendo ajuste. Líderes devem comprometer-se com a sua evolução, da equipe e da marca portanto, desempenham um papel importante na adaptação da marca a novas circunstâncias e desafios. As mudanças devem ser ágeis e flexíveis, garantindo que a marca permaneça relevante.

Monitoramento e avaliação: Líderes devem orientar, dirigir, inspirar e avaliar regularmente a equipe o posicionamento da marca, por meio de indicadores para medir o impacto das estratégias de marca e identificar áreas de melhoria.

Confiança: Líderes devem ser confiáveis e gerar confiança na marca. O nível de confiança da liderança e da marca são frutos de valores firmes e congruência de ações.

Em resumo, a liderança desempenha um papel central na criação, comunicação e manutenção da marca de uma empresa. Ela estabelece a direção estratégica, influencia a cultura organizacional e assegura que a marca seja vista de maneira consistente e positiva por todas as partes interessadas. A gestão eficaz da marca ajuda a construir confiança, lealdade do cliente e valor a longo prazo para a empresa.

Cristina Calligaris: Fundadora e consultora associada da Argus Consulting desde 2020 e sócia fundadora da Doxa Empreendimentos e Consultoria desde 2009. Doutoranda em Liderança na Andrews University, Mestre em Administração de Empresas com ênfase em liderança pela Universidade Santo Amaro – UNISA (2008), com certificação convalidada pela Andrews University – USA. Especialista em Marketing Estratégico pela FGV. Especialista em gestão de pequenas e médias empresas e pessoas, atuando nas áreas de gestão administrativa e atendimento (venda, pós-venda, atendimento e relacionamento) e gestão de pessoas (liderança e desenvolvimento com foco em talentos por meio de análise comportamental). Master Coach pela IAPERFORMA, certificada pelo WCC (World Council Coaching na Alemanha) e Certificação convalidada pela FCU (Florida Christian University). Conciliadora e mediadora formada pela Faculdade Legale, cadastrada no CNJ. Professora em pós-graduação: recursos humanos, gestão de negócios, gestão de pessoas, liderança, Rh e moda, produtividade em gestão, liderança e competitividade, empreendedorismo, atendimento ao cliente, coaching, gerenciamento de carreira, administração, gestão de negócios, competências em liderança, políticas estratégicas em gestão de pessoas, análise e indicadores de riscos operacionais, clima e consultoria organizacional, gestão estratégica de negócios, balanced score card e disciplinas da execução. Belas Artes, UAM, Franklin Covey Education e Instituto Baruc. Analista comportamental. Congressista e palestrante desde 2017. www.argusconsulting.com.br