São vários os filmes motivacionais e inspiradores para carreira profissional. Temos Gladiador, À procura da felicidade e A vida secreta de Walter Mitty com o tema de superação e até aqueles que mostram a agressividade e a sagacidade do mundo dos negócios como O lobo de Wall Street, A Rede Social, Amor sem Escalas e O diabo veste Prada.
Mas um filme despretensioso, que no primeiro momento parecia uma comédia tipo Os Estagiários (aquele sobre o Google) com o Robert De Niro, me chamou a atenção. O senhor estagiário é uma história leve, mas cheia de questões pessoais e profissionais que nos faz refletir sobre como está nossa carreira e como podemos evoluir.
O filme mostra diferentes pessoas em diversos estágios da vida e carreira:
- um aposentado em busca de novos desafios;
- uma jovem CEO que precisa provar sua competência para os acionistas e conciliar o sucesso da carreira com a vida pessoal;
- uma profissional formada em administração que trabalha diretamente com a CEO, mas faz papel de secretária;
- um jovem promissor que larga a carreira para cuidar da família;
- jovens profissionais que tem qualidades técnicas, mas pouca experiência comportamental.
Certamente você já deve ter identificado perfis parecidos no seu círculo social ou até em seu momento profissional: Você tem formação superior em uma boa escola, mas seu trabalho não te valoriza (arquétipo da secretária). Ou os mais velhos e experientes da empresa não tem confiança em você por ter 10 anos a menos que eles.
Como contornar essas situações?! Listei as principais questões levantadas pelo filme e que podem ajudar você a pensar melhor na sua carreira (sem spoilers):
1 – A aposentadoria não é o fim
O que fazer com a carreira quando você se aposenta? Se está acostumado com a rotina profissional, não pare, comece tudo de maneira nova. Tenha coragem de iniciar uma nova carreira.
Uma nova vida profissional pode trazer benefícios para a sua vida pessoal. No fim da sua vida, você pode perder amigos (falecimento), seus filhos já têm sua própria família, então é hora de expandir seu círculo de amigos e relacionamentos. Você também pode trocar experiências com outras gerações e se adaptar às novas tendências com mais facilidades quando o ambiente é favorável.
2 – Não há trabalho ruim
Você tinha um cargo bom quando se aposentou ou foi demitido e agora tem que encarar uma vaga inferior. Isso afeta a autoestima e você se sente desconfortável, mas lembre-se do Gladiador que era general, virou escravo e depois se superou, foque no seu objetivo final e faça um bom trabalho.
Seja humilde e entenda que: qualquer aprendizado é válido e pode ser uma porta para outras oportunidades. Se oferecer para fazer alguma tarefa difícil (que os outros não querem) pode demonstrar que você não tem medo de desafios e é capaz de fazer algo a mais, além do que sua vaga permite.

3 – Estagiário também pode ensinar
Ouvir é tão (ou mais) importante quanto falar. Qualquer adulto pode aprender algo com uma criança e até o CEO pode aprender do estagiário. Grandes soluções são encontradas com observação e conversa com qualquer tipo de pessoa. Não deixe o preconceito definir seu círculo social no ambiente profissional.
4 – Entenda e participe dos processos
Um bom líder não é aquele que fica fechado em reuniões, direto no computador e dá ordens de sua sala. É preciso entender e vivenciar todos os processos da empresa. Como o cliente é atendido, do que ele reclama, qual a melhor forma de atendê-lo?! Separe um pouco da sua agenda lotada para encarnar o atendente ou visitar o estoque e ver como seus funcionários trabalham, quais são as suas queixas. Pequenos gestos podem ter um impacto grande na percepção de colaboradores e consumidores.
Se você não é líder, interagir e conhecer os processos da empresa é importante para sugerir e implantar melhorias que possam te ajudar a conseguir promoções.
5 – Falta de tempo
Às vezes culpamos a falta de tempo pelo atraso em alguma reunião ou ausência em algum compromisso familiar. O fato é que a culpa não é apenas do tempo, é nossa, da nossa organização e do critério de prioridade que damos para cada compromisso.
O objetivo é crescer na carreira e para isso você tem que trabalhar até tarde, mas qual será o impacto para sua vida pessoal? Será que vale a pena o sacrifício? Será que a sua promoção depende só de você ou alguém pode te ajudar? Há horas que precisamos deixar o individualismo de lado e aceitar trabalho em equipe.
6 – Socialize
Se você é novo na empresa ou não, vença a timidez e não seja invisível. Use qualquer oportunidade para se relacionar com as pessoas. Oferecendo ajuda ou quebrando o gelo, sem ser invasivo. Intimidade e confiança se constroem com o tempo.
7 – Aceite ajuda ao invés de competir
Quando entra um novo funcionário na sua área você se sente ameaçado? Ainda mais quando essa pessoa nova conquista seu chefe e é popular com o resto da equipe. Parece que todas as suas chances de reconhecimento e promoção acabaram, mas não fique na defensiva e não o encare como adversário.
Se seu novo colega for bom profissional, ele gostará de trocar experiências com você e trabalhará em equipe. O sucesso de um pode ajudar o outro.
8 – O Guru
Às vezes precisamos de um guru ou um coach. É um guia que pode te aconselhar na sua vida profissional ou indicar o rumo da empresa. Gurus são pensadores que influenciam o mundo dos negócios, lembra da teoria do Oceano Azul? Onde a marca/empresa cria um novo mercado, o oceano azul, onde enfrenta pouca concorrência, explorando-o ao máximo.
O seu guru não precisa ser um grande pensador ou um famoso empreendedor, também pode ser seu pai, seu chefe, seu professor. Alguém que sabe onde você quer chegar e te indica caminhos ou insights.
9 – Siga seus instintos
Aceite os conselhos dos outros, mas ouça sua voz interior. Como foi explicado, ouvir é fundamental, mas não podemos deixar de respeitar nossos instintos e lógica. No final das contas, você é o responsável pelas suas decisões.
Espero que essas dicas tenham te inspirado. Se você assistiu o filme, deve ter reconhecido algumas dessas situações, senão, aproveite o fim de semana para assistir O senhor estagiário!
Referências
10 filmes que todo empreendedor deveria ver
http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2015/10/5-licoes-do-filme-o-senhor-estagiario-para-empreendedores.html
Imagens do Filme: http://www.theinternmovie.com/