O som da marca: brand experience com Spotify

Por que não pensar em brand experience e criar uma playlist que reforce seus atributos e personalidade?

Foi o que a Tegra Incorporadora, empresa do grupo canadense Brookfield, fez. A empresa criou seleções musicais no Spotify que reforçam o conceito de seus empreendimentos, apresentando ambientações musicais para os seus lançamentos imobiliários.

A estratégia, que amplia a atuação digital da marca, contou também com playlists temáticas para ambientar momentos cotidianos dentro de casa, tudo a ver com o universo da marca Tegra. São trilhas sonoras para valorizar as experiências dentro de casa, segundo a empresa.

“As playlists criam um vínculo afetivo. Por meio da curadoria de músicas, queremos proporcionar experiências agradáveis para acompanhar a rotina das pessoas, que, hoje, passam muito mais tempo dentro de casa. Já os lançamentos da Tegra remetem a diferentes personalidades e estilos de vida, por isso cada um deles agora tem sua própria seleção musical” _Flávia Schmidt, gerente geral de marketing da Tegra.

Saiba mais sobre o projeto para alimentar as ideias:

“Investiremos em playlists e em podcasts que possam enriquecer a jornada dos clientes Tegra. Queremos entregar mais do que um produto imobiliário. Buscamos oferecer uma experiência completa”, reforça Flávia.

  • Totens com “spotify codes” para as playlists foram distribuídos nos estandes de venda dos empreendimentos da Tegra e nos materiais promocionais dos lançamentos. Acesse aqui.

São 3 playlists temáticas com foco em qualidade de vida estão disponíveis no perfil da companhia:

  • A seleção “Café e Música” tem canções acústicas que ambientam as primeiras horas do dia, com sucessos de artistas como The Cardigans e Caetano Veloso.
  • A playlist “Cozinhando e Cantando”, com clima de karaokê, traz hits que vão de Bon Jovi a Marisa Monte.
  • A lista “Jazz e Foco”, idealizada para quem atua em home office, é mais serena e sofisticada, com canções de Miles Davis, Herbie Hancock, entre outros artistas.

Alguns lançamentos da Tegra em São Paulo e no Rio de Janeiro já contam com temas musicais:

  • Edifício Gravura Perdizes: de perfil familiar, tem uma playlist que remete a um estilo de vida tranquilo e momentos de inspiração, com obras de artistas da MPB como Gilberto Gil e João Donato.
  • Neo Brooklin: próximo à agitação corporativa, aposta no ar urbano de Nova York, com uma seleção que passa por Alicia Keys, Lou Reed e MGMT.

“As marcas encontram no design sensorial formas criativas e poderosas para gerar experiência e promover lembrança de marca, como as experiências olfativas, o próprio sound branding, entre muitas outras.”, comenta Amanda Higa, especialista em branding sensorial e design emocional.