Quando chega essa época do ano começamos a olhar para trás para ver o que deu certo e, ao mesmo tempo, olhar para frente para planejar nosso futuro. Tornam-se destaques as simpatias e tradições que, no imaginário das pessoas, marcam a passagem de um ano para o outro de forma positiva e esperançosa. Tudo isso é válido e evidencia a pluralidade cultural com a qual convivemos todos os dias.

O fato é que a virada de ano marca uma transformação, o fim de um ciclo e o início de outro, fazendo do momento a oportunidade ideal de planejar os próximos passos. Como todo planejamento, este só tem seu valor se quem o fizer tiver disciplina para programá-lo por meio de ações. Mas antes de tudo é preciso ter ideias, afinal, são elas que nos movem.

Do ponto de vista profissional, foco deste portal, essa ideia pode estar vinculada à vontade de empreender, não apenas criando um negócio novo para fugir da crise, mas também se relacionando com a nossa postura no ambiente no qual trabalhamos.

É sabido que estamos vivendo um período de crises política e econômica, que nos fizeram presenciar um aumento latente na taxa de desemprego do país, fazendo necessário mostrarmos nosso valor enquanto profissionais, dia após dia, ação após ação, empreendendo e perseguindo novas ideias.

Do ponto de vista do branding isso significa pensar estrategicamente para nos posicionar por intermédio de atributos e valores que não apenas comunicamos, mas praticamos, tornando-os reais e percebíveis, consolidando uma identidade capaz de nos diferenciar.

Pensar estrategicamente requer a identificação de nossas forças e fraquezas para que saibamos lidar com as oportunidades e ameaças (SWOT), de forma a ter consciência de como estamos em nível de preparo, para dar os passos rumo à diferenciação. Passos estes que têm como terreno o ambiente no qual estamos inseridos e que, por isso, precisam ser dados em meio a outros profissionais, deixando pegadas difíceis de serem sobrepostas.

Nesse processo a vida segue passando, demandando-nos respostas constantes, que uma após a outra formam o nosso histórico e marcam a maneira como vamos ser lembrados. Construir a nossa marca é “trocar o pneu com o carro andando”, como diz a conhecida expressão popular, pois, embora exista a fase do planejamento, que visa resultado em longo prazo, também precisamos estar preparados para fornecer respostas imediatas para situações que nem sempre prevemos.

E como isso é possível? O propósito de marca é o ponto de partida para toda a nossa estratégia. É ele que nos permite traçar uma linha condutora e também uma maneira de filtrar as ideias que perseguiremos até que se realizem, isto é, sejam colocadas em prática.

O propósito dá a marca uma razão de ser. É o responsável pelo filtro que possibilita termos “FOCO”, pois permite que apenas as ideias coerentes passem do “imaginário” ao “real”.

Perceber o cenário, identificar oportunidades que agregam valor, conceber ideias capazes de preencher tais oportunidades e traçar planos de ação que possibilitem execução para gerar resultados é o que vai diferenciar a atuação de um profissional, já que valida tudo aquilo que absorveu em sua formação, mostrando que todos os conceitos e teorias são aplicáveis. Essa postura faz diferença tanto para os que buscam criar seus negócios quanto para os que procuram crescer nas organizações.

Por esses motivos o momento é oportuno para um convite! Isto mesmo, um convite! Entre os inúmeros compromissos deste final de ano, o InfoBranding convida você a reservar um momento para você mesmo! Um momento para pensar na sua marca e em como quer desenvolvê-la em 2016. E, para isso, colabora deixando esse infográfico:

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Author

Cofundador e Gestor Executivo de Branding e Design no InfoBranding Profissional de Branding e Design com foco na construção e gestão de marcas. Possui experiência na criação de marcas e identidades visuais para micro e pequenas empresas, eventos bem como em variados projetos editoriais. Autor de diversos artigos sobre branding, design, propósito e estratégia de marca, para o Portal InfoBranding e congressos. Atua como gerente de desenvolvimento em uma editora científica focada em projetos para a indústria farmacêutica. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Pós-graduação em Branding/Gestão de Marcas pela Business School São Paulo-BSP e Bacharelado em Design com Habilitação em Comunicação Visual pelo Centro Universitário Senac.

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