São Paulo é a segunda maior cidade em números de restaurantes, tida como a Capital Latino-Americana da boa mesa. Só para termos uma ideia do tamanho deste mercado, São Paulo possui 15 mil restaurantes, 500 churrascarias, 250 restaurantes japoneses, 20 mil bares e mais de 4.500 pizzarias.

restaurante-weekDesde 2009 acontece o Restaurant Week, um evento gastronômico que é realizado em mais de 100 cidades no mundo com o objetivo de promover os restaurantes participantes e contribuir para instituições locais de assistência social. Além de tornar mais acessível à alta gastronomia e atrair novos clientes e, claro, aumentar a percepção de suas respectivas marcas.

Comer e beber hoje passou a ser sinônimo de status social e está cada vez mais difícil compreender e interpretar os desejos e as expectativas dos consumidores, muitos chefs e empresários se esforçam para se diferenciarem num mercado tão competitivo.

Entretanto, apesar do Restaurant Week ser uma ótima ferramenta de divulgação, muitos dos empresários não entendem a força que o evento possui e colocam a credibilidade de suas marcas na berlinda, oferecendo justamente o oposto que propõem. Basta dar uma olhada nas redes sociais que encontramos diversas reclamações e opiniões de clientes sobre a diferença de qualidade, atendimento e até segregação de espaço físico quando participam do Restaurant Week. Todo o esforço que o empresário fez para criar uma experiência diferenciada em seu estabelecimento pode cair por terra.  Ao invés de atrair novos clientes e estreitar o relacionamento com os já existentes o Restaurant Week pode destruir a marca de restaurante pelo simples fato da marca querer apenas aumentar o faturamento durante o evento.

Por outro lado, muitos restaurantes sabem explorar muito bem o Restaurant Week. Criam menus específicos que refletem o propósito da marca, proporcionando a mesma experiência que o cliente teria em um dia comum. Causando assim, uma ótima impressão e o retorno deste cliente em outras ocasiões.

Segundo Peter Drucker “Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou serviço disponível.”

Resumindo, o Restaurant Week é o que torna disponível o que os clientes querem comprar.

Compartilhe!
error0
Author

Write A Comment